Decida agora que sua Vida terá RESULTADOS DIFERENTES. O Sucesso se constrói com novos aprendizados, planejamento, metas, gestão estratégica e maestria emocional. Tem PODER quem age!

Como Escolher uma Profissão Certa 

Em 05/07/2018 , Comments

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre como escolher uma profissão certa. Mas essa decisão pode ser muito difícil se você não se conhecer bem ou não tiver uma orientação profissional.

A necessidade financeira, a imaturidade e o desinteresse, faz com que as pessoas optem pela primeira opção que aparecer, e isso é mais comum do que se imagina.

Milhares de pessoas estão em uma profissão que não gostariam de estar ou nem mesmo sabem o motivo de tê-la escolhido. Por outro lado, existem muitas pessoas que sabiam o que queriam e se deram muito bem na área.

O momento de escolha é muito importante, pois normalmente é algo para vida toda, então requer bastante atenção e autoconhecimento. Nessas horas, um profissional pode te orientar sobre como escolher uma profissão certa.

A escolha certa da minha profissão 

Escolher a profissão certa é algo bem difícil e muitas pessoas se deixam levar por fatores, como dinheiro e sucesso. Mas saiba que, independentemente da profissão que você escolher, é possível chegar ao sucesso e ganhar dinheiro, desde que tenha dedicação e amor naquilo que faz.

Pode ser a profissão que mais paga ou que tem mais cases de sucesso, mas se não for aquilo que você realmente deseja, dificilmente conseguirá se dar bem.

Saber como escolher uma profissão certa só depende de você. Apenas você será capaz de optar pela melhor opção. Porém, sempre é importante receber auxílios de outras pessoas.

Converse com pessoas que já estão na área, veja o que eles têm para contar. Questione tudo aquilo que você estiver em dúvida, busque saber ao máximo sobre isso.

Entretanto, se você ainda está totalmente perdido e não sabe nem por onde começar, uma orientação profissional pode ser a melhor opção, pois ele te ajudará a conhecer seu interior e te guiará para o melhor caminho.

Dicas para escolher a profissão certa 

Se você quer saber como escolher uma profissão certa, algumas dicas poderão te ajudar. Veja a seguir quais são elas:

  • Pesquise

Um dos primeiros passos para que você possa escolher a profissão certa é pesquisar o máximo que você puder sobre as áreas de tem interesse. Leia sobre os cursos, grade curricular, universidades, campos de atuação e tudo mais que essa carreira pode lhe oferecer.

  • Busque o autoconhecimento

Descobrir sua vocação é fundamental para que você saiba como escolher uma profissão certa e para isso, é necessário ter autoconhecimento. Só quando você realmente se descobre é que é possível encontrar a carreira ideal.

Para ajudar, faça uma lista do que você gosta ou não de fazer, destacando as motivações, afinidades, interesses e facilidades.

  • Orientação profissional

Como essa fase é cheia de confusões e indecisões, o melhor é que você tenha um profissional para te orientar. O coach utiliza ferramentas e técnicas que proporcionam um profundo autoconhecimento.

Com isso, em qualquer fase da vida você pode se redescobrir e buscar aquilo que sempre estava dentro de você.

  • Entenda quais são as tendências do mercado

Conhecer o mercado que você irá atuar é fundamental para que você saiba que realmente quer aquilo. Conversar com outros profissionais do ramo pode ajudar bastante nessa etapa.

Você precisa ter uma noção sobre as possibilidades de crescimento e de ocorrer momentos ruins, qual a média salarial e muitas outras informações sobre a área.

Escolha da profissão na adolescência   

Definir a carreira profissional que você quer seguir não é uma tarefa nada fácil, ainda mais quando se é muito jovem. Na adolescência as pessoas estão com um turbilhão de sentimentos e por isso torna essa fase bem instável.

Uma hora gostamos de uma coisa, um mês depois já estamos pensando diferente. Isso é muito normal acontecer, por isso, é necessário se autodescobrir.

É preciso parar e olhar para si mesmo, refletir sobre qual caminho a seguir. Existe uma infinidade de opções nessa fase de transição para a vida adulta, o que torna tudo mais difícil.

As responsabilidades e decisões irão aumentar e uma escolha errada pode comprometer seu tempo e também suas expectativas. Por isso, nessa etapa ter uma orientação vocacional é fundamental.

Ela contribui de maneira positiva na tomada de decisão desses jovens e funciona como uma bússola para que você possa encontrar o horizonte profissional.

Essa orientação é dada pelo coach, um profissional capacitado que irá fazer com que você se descubra, identifique o que gosta, saiba qual o seu perfil e realmente perceba que é aquilo que você queria.

Então, se você está em dúvida sobre como escolher uma profissão certa, siga as dicas mostradas acima. Elas irão te guiar para a carreira que você se identifica e com certeza você se dará bem na área.

comments powered by Disqus